domingo, 30 de dezembro de 2007

O Ano Novo pelo mundo



Escócia - Um dos costumes mais tradicionais da festa é o de homens e mulheres que nunca se viram se beijarem na boca. Na Escócia o Ano Novo é conhecido como o Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne ("nova manhã"), diferentemente dos outros países de língua inglesa que chamam a data de New Year's Eve ("véspera de Ano Novo").
Áustria - Os austríacos jogam chumbo derretido num copo d'água à meia-noite do dia 31. As imagens que surgem quando o chumbo esfria viram um amuleto para o Ano Novo.
China - O Ano Novo dura seis semanas e é comemorado entre os meses de janeiro e fevereiro. Na passagem do ano, há uma queima de fogos: acredita-se que o barulho espanta os espíritos indesejáveis.
Índia - Lá existem mais de 12 calendários religiosos. No norte do país, o ano começa com a Festa de Dîwâlî, no outono. Para atrair boas energias, os indianos colocam luzes por toda a parte.
Dinamarca - Quando o relógio dá meia-noite, todos sobem em cadeiras e pulam para o chão. Depois, brindam com champanhe.
Portugal - Os portugueses batem panelas nas janelas para comemorar a chegada do Ano Novo.
Cingapura - eles trocam tangerinas (símbolo de prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro. Os presentes são sempre em número par, para atrair sorte.
Colômbia -eles pegam uma mala e dão a volta em torno de suas casas, despedindo-se de todos que cruzam seu caminho, acreditam que isto atrai um ano de aventura.
Estados Unidos - passam a virada trajando preto e consomem, na ceia de reveillon, black-eyed peas, um grão parecido com o feijão.
Israel - o Rosh Hashaná é comemorado com cabeça de peixe (demonstra o desejo de mundo melhor) e maçã, e cenouras com mel (para tornar a vida mais doce) no cardápio.
Inglaterra - os ingleses usam as rolhas das garrafas de champanhe como amuletos, furam a cortiça e colocam dentro dela uma moeda.
Japão - no dia 31, uma pessoa toca o tímbalo 108 vezes para expurgar os pecados e os desejos mundanos. Para cada badalada, se faz um desejo. A primeira refeição do novo ano inclui um pote de ozoni, sopa de cereais, bolinho de arroz e caldo feito com massa de soja.
Líbano - come-se apenas comida branca, como arroz.
Rússia - durante as 12 badaladas que marcam a virada do ano, é costume queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas no copo de champanhe e tomar a bebida.
Turquia - três pedras de sal grosso são colocadas em um saco com turquesas. O amuleto é colocado sobre a porta de entrada e atua para que maus fluidos não atinjam a casa.

Nenhum comentário: