domingo, 27 de janeiro de 2008

Carpe Diem



Carpe Diem quam minimum credula postero.
(Colhe o dia,confia o mínimo no amanha).
Sê prudente, começa a apurar teu vinho, e nesse curto espaço
Abrevia as remotas expectativas.
Mesmo enquanto falamos, o tempo, Malvado, nos escapa:
Aproveita o dia de hoje, e não te fies no amanhã.



Sabemos que o tempo é finito e a vida é breve. Mas nem sempre sabemos aproveitar bem os nossos dias.
Há uma expressão latina nas odes do poeta Horácio que diz “Carpe Diem ”.

Rubem Alves escreveu:
"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia".
Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre.
A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

Podemos concordar com ele, pois o passado já foi e não sabemos como será o futuro.
O presente é o tempo certo e inédito para viver.

Walt Whitman escreveu um poema que começa assim:
"Carpe Diem, aproveite o dia.
Não deixes que termine sem que tenhas crescido um pouco,
sem que tenhas sido um pouco mais feliz,
sem que tenhas alimentado teus sonhos."



Carpe Diem é o que me faz pensar que eu sou dono do meu eu interior, imperador de toda minha vida, general das minhas conquistas e de vilão de todas as minhas derrotas...
E é o que me faz pensar que na verdade nunca devemos nada a quem quer que seja e ao que quer que seja.
Devemos apenas à nossa exitência a chance de SER o que se é de FAZER o que se quer no PRESENTE.


No sentido mais profundo, a expressão Carpe Diem NÃO quer dizer para só para aproveitar os instantes como se fossem os últimos e fazer coisas inconseqüentes, mas aprender a sincronizar tempo passado e tempo vivivo.

"Tempus fugit", o tempo foge, não esqueça de aproveitá-lo.


Carpe diem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito sábio.Quantas vezes deixamos para amanhã e quando chegamos lá a conjuntura já é outra. Assim,deixamos de aprender, de viver,de fazer o que poderiamos ter feito
Abr.Alf

Pedagogo Alex disse...

Pois é Alf....
A vida é exatamente isso... aliás, nossos planos funcionam assim.
Por isso, é fundamental q sejamos "planejadores", mas sem nunca deixar de viver o agora, o momento (fugaz e dual), mas fascinante e intrigante...

Um forte abraço e um ótimo ano de trabalho p/ nós!!